doctor-performing-rhinoplasty-by-injection-of-hyal-hsryc9a-C0VDeA.webp

Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a Rinoplastia é a quarta cirurgia mais realizada no Brasil. Ainda que seja um procedimento comum, sempre gera diversas dúvidas nos pacientes, assim como qualquer outra cirurgia.

Para te ajudar a saber o que esperar desse procedimento, vamos deixar aqui alguns fatores que você precisa analisar para não desapontar suas expectativas quanto aos resultados da cirurgia.

Como é escolhido o formato do nariz?

O objetivo e desejo do paciente, é o primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher o formato do nariz. É muito comum, que os pacientes cheguem no consultório com uma foto de alguma celebridade famosa, para mostrar como referência ao cirurgião. No entanto, é importante ressaltar que cada rosto possui suas características únicas, e o formato ideal para harmonizar com cada rosto, pode não ser o mesmo de uma pessoa para outra, varia muito.

Por isso, o cirurgião sempre irá avaliar se o formato apresentado como referência pelo paciente, faz sentido para o formato da face dele. Nem sempre um nariz que você acha bonito em alguém, ficará da mesma forma em você! Então é importante manter essas expectativas muito bem alinhadas, para não se frustrar futuramente.

Para garantir um bom resultado e deixar o paciente satisfeito, o cirurgião deve sempre optar por manter o máximo de naturalidade, respeitando as particularidades de cada rosto.

Uma das grandes influenciadoras nos resultados da rinoplastia, é a qualidade e espessura da pele. As peles mais grossas, por exemplo, exigem uma habilidade e experiência maior do cirurgião, pois tem uma capacidade de retração de pele bem reduzida, principalmente na ponta nasal.

É possível prever o resultado de uma Rinoplastia?

Em partes sim. Hoje com o auxílio da tecnologia, já é possível fazer uma simulação computadorizada de como ficará o resultado da sua cirurgia ainda no pré-operatório. Mas vale ressaltar que nem sempre ficará 100% igual a simulação feita, isso vai depender muito da habilidade de cada cirurgião, mas dá para ter uma boa noção do possível resultado. Essa tecnologia serve não só para analisar as alterações do nariz, mas principalmente planejar melhor as técnicas cirúrgicas.

Expectativa x realidade

Conforme explicamos acima, não é possível prever totalmente o formato do seu nariz após a cirurgia. Mas é fundamental alinhar as suas expectativas com o cirurgião, para não ter nenhuma surpresa e conseguir um resultado satisfatório, e é claro, dentro das possibilidades reais.

Dicas de preparação antes da cirurgia

Recomendamos que nas duas semanas que antecedem a sua cirurgia, evite o uso de medicamentos que tenham ibuprofeno e aspirina, pois eles podem estimular sangramentos nasais. Evite o uso de ervas ou suplementos naturais, pois eles podem trazer riscos durante e após a sua recuperação.

Fonte: G1.globo.com