Quando o desejo é ficar livre das gordurinhas acumuladas em locais indesejados, a indicação é uma lipoaspiração. Porém, pequenas variações técnicas e táticas fizeram surgir vários nomes com a mesma finalidade.
Esqueça os nomes, procure escolher o cirurgião que irá usar a técnica mais adequada para atingir o resultado desejado.
Por muitos anos as cânulas de lipoaspirações foram reutilizadas, mas o processo de limpeza e desinfecção deste instrumental deixa uma insegurança na sua esterilização.
Trata-se de um instrumento específico, onde seu formato tubular com orifício que varia de 5 a 2 milímetros de espessura torna o processo para reutilização inadequado mesmo com o mais rígido cuidado na assepsia.
Hoje com as técnicas de remodelagem utilizando o tecido gorduroso, as cânulas descartáveis são indispensáveis para a segurança dessa cirurgia.
Pensando na segurança de nossos pacientes há 3 anos o Dr André Gustavo Venturelli, diretor responsavel pelo Hospital da Plástica de Ribeirao Preto, foi pioneiro em disponibilizar cânulas descartáveis de lipoaspiração.
Nossa preferência são pelas cânulas FAGA MEDICAL devido a sua rígida fabricação.
Esta ficará a critério do seu cirurgião, porém existem a técnica infiltrativa onde é utilizada uma solução a base de adrenalina para diminuir o sangramento e facilitar a aspiração da gordura. A seca onde não existe a infiltração da solução citada anteriormente. E outras que são variações desta onde usa-se um ultrassom que produz a destruição da gordura para facilitar a sua aspiração. Além de alguns cirurgiões utilizarem o motor aspirador e outros seringas
Local com sedação quando a quantidade de gordura a ser aspirada é pequena. Quando a área ou volume não comporta esta anestesia, poderá ser utilizada a peridural.
Como já foi dito em textos anteriores esta cirurgia não tem um risco maior do que uma pessoa que sai de casa para passear de carro, ou para viajar de avião. Porém, cabe a nós enumerá-los: depressões ou elevações da pressão arterial; hematomas; seromas; anemia; edema inchaço;cicatriz inestética no local de entrada da cânula; flacidez cutânea; ressecamento da pele; infecção normalmente localizada; perfuração intestinal existem poucos casos descritos normalmente associado a cirurgião não apto para tal procedimento; tromboembolismo e embolia gordurosa que podem ser simples até letais, porém pouco frequente.
Alguns autores sugerem 4 litros de gordura, porém é variável , depende da estabilidade hemodinâmica no transoperatório (pressão arterial, pulso, durante a cirurgia), aspecto do aspirado (sanguinolento ou não).
A lipoaspiração não é uma cirurgia emagrecedora e sim modeladora. O resultado definitivo se dá ao final do 6º mês até este período tudo é oscilante um dia estará inchado mais à direita no outro mais à esquerda. Quando se fizer necessário retoques deverão estes serem programados no intervalo entre 6 e 12 meses a critério do cirurgião, com isenção de honorários para o cirurgião, porém com ônus da parte clínico-anestésica para o paciente. O resultado é melhor avaliado através das fotografias pré e pós-operatória, medidas circunferências resultantes, e principalmente, pelo contorno corporal obtido.
É o uso da gordura da(o) própria(o) paciente que foi aspirado para preencher depressões ou sulcos (marcas de expressão) ou para aumentar uma região desejada. Esta gordura enxertada pode ser absorvida pelo organismo na sua totalidade ou não, a depender da qualidade da gordura e da aceitação da mesma pelo organismo onde esta situação não é previsível.
Nos 3 dias que antecedem a cirurgia procure ter uma alimentação saudável, evite participar de festas agitadas, durma cedo e tome bastante líquido (prefira água).Se apresentar algum sintoma tipo febre, dor de garganta, tosse,... avise seu médico imediatamente. Caso tenha alguma dúvida procure solucioná-la com seu cirurgião o mais cedo possível. Fazer depilação da região pubiana (frontal) dois dias antes da cirurgia.
No dia da cirurgia programe-se para não atrasar no horário de internação, esteja no hospital ou na clínica 1 hora antes do horário marcado para cirurgia. Não esqueça do período de jejum de 8h antes da cirurgia. Não tome ou coma nada sem o consentimento do cirurgião ou do anestesista neste período.
Caso faça uso de medicamentos tome-os na noite anterior e/ou traga-os com você na internação.
Não passar cremes no corpo, não usar esmalte ou base nas unhas de mãos e pés. Trazer objetos de uso pessoal (escova, pasta, chinelo,...). Não trazer jóias. Não esqueça de levar roupas largas com abertura na frente e com elástico, assim não terá dificuldade ao se vestir devido á limitação de alguns movimentos ou pelo tamanho do curativo que muitas vezes tem camada espessa de algodão.
Você permanecerá na sala de recuperação por algumas horas e depois será encaminhada para o quarto de internação.
Neste período é importante o acompanhante estar ciente que você ainda pode apresentar os efeitos dos sedativos e anestésicos aplicados durante a cirurgia. Você terá intervalos de sonolência, sentirá mais frio que o acompanhante, ás vezes tremores, conversa e pergunta sobre o mesmo assunto várias vezes, pode apresentar enjôo ou vômitos (raramente).
É importante que o acompanhante não tome atitudes precipitadas, sempre chame a enfermeira caso tenha alguma dúvida ou caso a paciente apresente algum sintoma que queira relatar. Não altere a posição da cama sem autorização.
Nos dois primeiros dias é comum o curativo e a roupa de cama mancharem de “sangue”, pois em toda cirurgia é injetado soro e este drenará pelas incisões ou orifícios cirúrgicos.
Particularmente em lipoaspiração nas costas, um ponto de drenagem entre os glúteos é deixado aberto para reduzir o inchaço e hematomas do corpo, mas também outros orifícios apresentarão drenagem nos primeiros dias.
Geralmente você permanecerá na cama algumas horas até o momento de se levantar que será autorizado pelo cirurgião através das enfermeiras.
Quando for se levantar pela primeira vez após a cirurgia poderá sentir tonturas, deite imediatamente se for de forte intensidade. Estando em pé e sem tontura você deve caminhar alguns metros pelo quarto ou corredor. Antes de receber alta alguns curativos serão trocados se necessário. O cirurgião ou a enfermeira lhe entregará a receita e fará outras recomendações se forem necessárias.
O acompanhante deve estar sempre ao lado da paciente, se em algum momento sentir tontura ou sensação de desmaio o acompanhante teve sentar ou deitar a paciente onde ela estiver, nunca segure a paciente em pé.
Sempre que precisar falar com o cirurgião no período recente da cirurgia, ligue para cel: 88254001 ou para clínica (16) 3632-55-34 . Tomar a medicação prescrita pelo cirurgião. Alimente-se de forma fracionada (pequenas porções e mais vezes), evitando bebidas alcoólicas ou gaseificadas, massas (macarrão, lasanha,...), pão, mandioca, peixe e frutos do mar. A diminuição da atividade física durante o pós operatório poderá causar ganho de peso ao paciente, portanto, evite excessos.