Nao é por acaso que colocamos esta parte em vermelho, trata-se das recomendações mais importantes principalmente para as pacientes com maior risco de trombose e com cirurgias com mais de 3 horas de duração.
Para explicar o que é “Trombose” de forma leiga, seria o sangue coagular dentro do sistema venoso formando um tampão impedindo a passagem do sangue, o local mais comum são nas pernas.
Tromboembolismo seria quando este trombo ou coagulo se solta do interior da veia e vai parar na circulação de outro órgão como o cérebro, pulmão, coração e causar lesão irreversível ou até a morte.
A "batata da perna” ou panturrilha tem a função de bombear sangue que desce para os para as pernas de forma a ajudar no retorno ao coração, isso acontece quando caminhamos e assim mantemos circulação constante e o sangue não coagula.
Qualquer situação em que o sangue circule devagar teremos o aumento do risco de formar coágulos(trombos) assim ocorre em cirurgias muito prolongadas em que a paciente fica imóvel por muito tempo. Vários outros fatores aumentam o risco da formação de trombose, fatores hereditários, tabagismo, diabetes medicamentos e muitos outros.
Durante a cirurgia utilizamos os meios disponíveis para reduzir o risco de formação de coagulo:
O risco de trombose é maior até o 15º dia após a cirurgia, portanto os cuidados devem continuar nesse período.
As orientações a seguir são de extrema importância principalmente para as cirurgias com mais de 3 horas: