Após a alta hospitalar você estará com faixa e algodão na região peitoral, mantenha até o dia seguinte quando pode ser retirado mantendo as fitas de micropore pregadas nos seios, elas estarão manchadas de sangue, não retire, nem troque. Você pode tomar banho com ajuda de alguém, pode molhar o curativo, mas não faça nada na região operada. Siga orientações do curativo.
O uso de soutien pós-operatório é recomendável a partir da retirada das faixas até o primeiro mês, após esse período fica a seu critério. Caso tenha algum evento que queira usar outro, procure soutien com tecido fino, macio, com elasticidade, com pouca ou nenhuma costura, sem arame.
Ao deitar não é permitido de barriga para baixo, pode de barriga para cima e pode de lado sem apoiar seu peso nos seios. Na primeira semana procure manter o tronco ligeiramente elevado ao deitar, como na cama do hospital.A posição de barriga para baixo será conquistada aos poucos partir da terceira semana.
Evitar a exposição solar das cicatrizes, durante um ano. Caso cubra totalmente as cicatrizes, você poderá tomar sol após 30 dias.
O paciente deve estar ciente de que a forma e o tamanho das mamas vão se alterar durante os três primeiros meses após a cirurgia, devido à acomodação dos tecidos a à absorção do edema (inchaço), após esse período é que será considerado alguma necessidade de cirurgia complementar.
Caso você se sentir tão bem a ponto de esquecer-se de que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.
Na ocorrência de alguma complicação sofrem tanto o(a) paciente como o cirurgião e nessa situação é importante manter o princípio de nossa relação : “Cirurgião e paciente é uma equipe com o mesmo objetivo e assim, a relação deve basear-se em honestidade, sinceridade, amizade e confiança.” Principalmente quando a evolução de seu caso não progride como esperávamos a confiança precisa ser mantida para que seu cirurgião possa agir corretamente e no momento certo.
Qualquer necessidade de auxílio médico referente ao serviço prestado durante o período de tratamento deverá ser realizado pelo Dr André Venturelli, em casos emergenciais com risco de vida procure a assistência médica mais próxima.
Informações Atividade Física
Os movimentos dos braços podem ser realizados com algumas restrições desde o primeiro dia. Atividades comuns que não envolvem pegar peso em excesso ou fazer movimentos amplos com os braços podem ser realizados, tais como: escrever, manusear mouse ou teclado de computador, escovar os dentes, passar maquiagem dentre outra. A liberação dos movimentos mais amplos é gradativa e pode ser iniciada após uma semana da cirurgia.
Assim após duas semana pode dirigir, fazer caminhadas leves
Voltar a academia após três semanas, iniciar com as atividades com pouca amplitude, ou seja, movimentos curtos e sem peso ou com o mínimo de peso . Semanalmente vá aumentando o peso e a amplitude dos movimentos conforme sentir que sua recuperação permiti. Aumento do desconforto , dores , inchaço são sinais para reduzir ou parar temporariamente com as atividades.
Atividades mais pesadas, como corridas e musculação forte você atingirá após 40 a 60 dias.
Use essas orientações para retornar a atividades diversas que movimentem bastante os braços: danças, tênis, vôlei, basquete,…