Você permanecerá na sala de recuperação por algumas horas e depois será encaminhada para o quarto de internação. Neste período é importante o acompanhante estar ciente que você ainda pode apresentar os efeitos dos sedativos e anestésicos aplicados durante a cirurgia. Você terá intervalos de sonolência, sentirá mais frio que o acompanhante, ás vezes tremores e também enjôo ou vômitos.
É importante que o acompanhante não tome atitudes precipitadas, sempre chame a enfermeira caso tenha alguma dúvida ou caso a paciente apresente algum sintoma que queira relatar. Não alterar a posição da cama sem autorização.
O momento de levantar será autorizado pelo cirurgião através das enfermeiras. Algum desconforto nas costas estará presente devido ao longo período deitado na mesma posição. Quando for se levantar pela primeira vez após a cirurgia poderá sentir tonturas, deite imediatamente se for de forte intensidade. Estando em pé e sem tontura você deve caminhar alguns metros pelo quarto ou corredor.
Nos dois primeiros dias é comum o curativo ou a roupa de cama mancharem de “sangue”, pois em toda cirurgia é injetado soro e este drenará pelas incisões ou orifícios cirúrgicos.
Cuidados comuns com o curativo e cicatrizes após a cirurgia:
Quando indicado, usar malha elástica constantemente por um período de 30 dias. Retirar a malha apenas para tomar banho ou para lavá-la ou se solicitado pelo cirurgião.
Nos primeiros 3 dias alimente-se de forma fracionada (pequenas porções em varias vezes), evitar bebidas alcoólicas ou gaseificadas, e alimentos de digestão difícil. Ingerir muito líquido (água de côco, água filtrada, sucos), frutas, verduras e legumes, ajudando no funcionamento intestinal que normalmente é mais lento neste período e também na hidratação do corpo fundamental para a circulação.