Entenda como é possível fazer mais de um procedimento cirúrgico em uma mesma operação
A cirurgia plástica combinada como o próprio nome sugere, é a combinação de dois ou mais procedimentos em uma cirurgia. Essa opção pode ser realizada em várias partes do corpo, como mama, abdômen, glúteos, flancos, nariz, orelha, pálpebras, entre outras.
As combinações de cirurgias em um só ato cirúrgico, podem variar muito de acordo com o que cada paciente pode operar, mas as mais comuns são a lipoaspiração, abdominoplastia com a cirurgia de mama.
O estado de saúde do paciente é muito importante para qualquer cirurgia, mas na plástica combinada, é fundamental! Pessoas com problemas de diabetes, pressão alta, tireoide, que bebem ou fumam excessivamente, que sofreram uma perda de peso recente ou tem o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 26, são considerados casos bem mais delicados ou até de risco, para realizarem esse tipo de operação, seria necessário avaliar o caso do paciente.
Uma cirurgia com duração de 6 a 7 horas, é considerada saudável para a combinação de mais de um procedimento. Quando a cirurgia pode exceder 8 horas, é recomendado fazer uma operação de cada vez, pois exceder esse tempo poderá expor o paciente a riscos de infecção, trombose, embolia pulmonar, entre outros.
Quando todos os pré-requisitos iniciais estão em dia, a cirurgia plástica combinada pode oferecer diversos benefícios para quem pode optar por ela, como um menor custo, o aproveitamento da mesma anestesia e ter um único período de recuperação e cuidados com o pós-operatório. Se você tem interesse em realizar uma combinação de procedimentos assim, consulte um cirurgião plástico experiente para avaliar as possibilidades.
Fonte:G1