Ao término da cirurgia você será mantida na cama em posição curvada, lembrando de manter essa posição por uma semana ao caminhar, ao sentar ou deitar.
Por duas semanas nunca esqueça de manter as pernas elevadas sempre que sentada ou deitada.
Lembre que o período de recuperação não significa ficar de repouso na cama , você deve levantar e caminhar dentro de casa varias vezes, fazer as refeições fora da cama,
A alimentação deve ser fracionada a cada 3 horas na primeira semana evitando grande volume em cada refeição, preferindo alimentos de fácil digestão e que estimulem o funcionamento intestinal, nada de refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gaseificadas.
Entre as refeições tome bastante água, observando que a urina deve ser bem clara nas primeiras duas semanas.
Caso o intestino não funcione adequadamente, pode tomar laxantes comuns.
Um dia após a alta do hospital você poderá retirar as faixas e algodão colocados na cirurgia, tomar banho com ajuda de alguém sentada em uma cadeira durante o banho. Não retire as fitas pregadas na pele sobre a cicatriz, apenas o curativo do umbigo. Siga as orientações sobre o curativo e cicatrizes.
O uso da malha deve iniciar após esse banho e deve retirá-la somente para o próximo banho, nas drenagens ou nos curativos, após 30 dias fica a seu critério o uso da malha. A principal observação é que a malha não pode fazer dobras de forma a marcar profundamente o abdômen, fato que se prolongado pode reduzir a circulação local e provocar complicações. Para evitar isso, existem placas protetoras que evitam que as dobras ocorram.
Se houver dreno será retirado entre 2 e 4 dias da cirurgia, aconselha-se iniciar drenagem linfática em seguida, 3 x semana, durante pelo menos 10 sessões, após isso pode passar para 2 x semana por mais 10 sessões. Recomendamos que as drenagens sejam realizadas por profissionais indicados pelo Dr. André Venturelli.
Em média , após duas semanas você estará liberada para dirigir e voltar ao trabalho dependendo da sua atividade e da sua recuperação.
O retorno à prática de exercícios físicos deve ser progressivo, iniciando com exercícios muito leves como caminhadas após 10 dias. Academia pode retornar após 30 dias iniciando com atividades com mínimo de peso e gradativamente ir aumentado. Geralmente atividades mais pesadas, como corridas e musculação forte você atingirá após 45 a 60 dias.
Caso você se sentir tão bem a ponto de esquecer-se de que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.
Na ocorrência de alguma complicação sofrem tanto o(a) paciente como o cirurgião e nessa situação é importante manter o princípio de nossa relação : “Cirurgião e paciente é uma equipe com o mesmo objetivo e assim, a relação deve basear-se em honestidade, sinceridade, amizade e confiança.” Principalmente quando a evolução de seu caso não progride como esperávamos a confiança precisa ser mantida para que seu cirurgião possa agir corretamente e no momento certo.
Qualquer necessidade de auxílio médico referente ao serviço prestado durante o período de tratamento deverá ser realizado pelo Dr André Venturelli, em casos emergenciais com risco de vida procure a assistência médica mais próxima.