000baggioio-zIU8n9.webp

"A insatisfação com a própria aparência é um problema bastante frequente entre a população, mas precisa ser mensurado com responsabilidade e suporte médico. Mais do que a questão estética, muitas vezes a realização de uma cirurgia plástica é o caminho para quem precisa sanar problemas emocionais e relacionados à saúde, como, por exemplo, nos casos em que mamas volumosas provocam dores lombares, quando a aparência de alguma área do corpo afeta a autoestima ou após a retirada do seio depois de tratar um câncer.

Aumentar os seios, corrigir alguma imperfeição da face ou do corpo e reduzir a gordura corporal com procedimentos da medicina estética estão entre os principais anseios das pessoas que buscam um cirurgião plástico. Esse tipo de procedimento tem um impacto significativo na vida de um paciente, contribuindo para que ele possa resgatar seu bem-estar e seu amor próprio, curando traumas e fazendo com que ele fique bem com o seu interior e com sua autoimagem.

O que a medicina diz sobre os benefícios da cirurgia plástica?
Psiquiatras e psicólogos são unânimes ao afirmar que a autoestima é um fator determinante para a saúde emocional e o equilíbrio das pessoas. Estar de bem com a própria imagem melhora a qualidade de vida, traz satisfação pessoal e faz com que os pacientes consigam lidar melhor com várias questões, evitando problemas como ansiedade e depressão.

A cirurgia plástica deve ser cogitada quando algum aspecto da aparência começa a incomodar, prejudicando a rotina e afetando o comportamento das pessoas. Na maior parte dos casos, a vergonha do próprio corpo também é considerada na hora da decisão por uma cirurgia estética.

Nestes casos, o ideal é buscar um médico experiente e renomado, que ofereça toda a orientação necessária sobre os procedimentos e que converse com o paciente de forma transparente sobre as queixas apresentadas.

Como é a preparação para uma cirurgia plástica?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, antes da realização de uma cirurgia plástica é importante que o médico solicite uma investigação completa sobre a saúde do paciente, com exames diagnósticos que confirmem que a pessoa está apta ao procedimento. Todos os detalhes da cirurgia precisam ser fornecidos pelo médico, principalmente no que diz respeito ao pós-operatório, resultados esperados, possíveis riscos e recuperação.

As cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil são implante de silicone, lipoescultura, abdominoplastia e redução de mamas."

fonte: Gazeta do Povo, escrita pelo Dr. Maurício Baggio