close-up-portrait-of-male-plastic-surgeon-ready-fo-psnktpx-CFux4m.webp

Um relatório da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética mostrou que no ano passado os homens foram submetidos a mais de um milhão de tratamentos estéticos não cirúrgicos. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revelam que o Brasil está entre os principais países que mais realizam intervenções cirúrgicas, o que inclui homens e mulheres.

Mas o que tem feito com que a procura por procedimentos estéticos aumente entre o público masculino? De acordo com o farmacêutico esteta César de Alencar, eles buscam soluções mais imediatas e ficam ansiosos por transformações. "Muitos procedimentos que eram considerados tabus no meio masculino já estão deixando de ser, como é o caso do uso da toxina botulínica para o preenchimento labial e suavizar as linhas de expressão, as famosas rugas. Outro procedimento que é muito procurado é o preenchimento de mandíbula, que deixa o rosto mais marcado e quadrado, promovendo uma aparência mais máscula”.

Segurança  
Esses tipos de procedimentos podem ser realizado por médicos, biomédicos e farmacêuticos especializados em estética e dentistas. As celebridades e famosos são os mais adeptos aos tratamento. O farmacêutico esteta César Alencar conta que a harmonização facial tem conquistado cada vez mais esse público em busca de equilíbrio estético.

Menos invasivos
O especialista destaca que os preenchimentos tem ganhado cada vez mais adeptos, pois além de serem minimamente invasivos, também são uma opção à cirurgia plástica, pois corrigem pequenas imperfeições e o resultado é imediato, dispensando os cuidados de um pós operatório.

Substâncias
Entre os preenchimentos utilizados estão o uso de ácido hialurônico, deoxicolato de sódio, fios de PDO e botox. O preenchedor é escolhido de acordo com a necessidade de cada pessoa e é definido após o primeiro contato entre profissional e paciente.

Plástica
Mas quando o assunto é cirurgia plástica, os homens também têm se mostrado adeptos às opções definitivas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cada dois minutos, um homem faz cirurgia plástica no país.

O cirurgião plástico Adriano Batistuta disse que as cirurgias mais procuradas por homens são a rinoplastia, ginecomastia, lipoaspiração, otoplastia e blefaroplastia. No popular, são as cirurgias para correção no nariz, mama, lipoaspiração, correção da orelha de abano e pálpebra. “Os homens também fazem cirurgia de mama, isso porque muitas vezes acontece o excesso de crescimento em uma ou nas duas mamas masculinas. Geralmente acontece na adolescência, 13 a 15 anos de idade, e regride naturalmente até os 17 anos, se isso não acontecer pode incomodar, marcar nas camisetas e a solução é somente a cirurgia”, disse Adriano.

A blefaroplastia, que era um procedimento muito realizado em mulheres, os homens, há alguns anos, só se submetiam ao procedimento quando o excesso de pele prejudicava a visão. “Hoje a procura já acontece pelo menos motivo que as mulheres procuram, que é pelo rejuvenescimento”, disse.

Eles também estão fazendo mais lipoaspiração e melhorando esteticamente o nariz. Geralmente são mais discretos que as mulheres e optam por mudanças sutis, e que, se possível, não sejam muito notadas.

fonte: Folha Vitória, escrita por Larissa Agnez