Antes de realizar um procedimento cirúrgico é muito comum que surjam dúvidas, inseguranças, e até medo em relação a cirurgia. Mas a melhor forma de superar esses medos, é buscar informações de qualidade sobre o procedimento. Separamos aqui, 5 dicas valiosas que irão te ajudar a perder o medo de cirurgia plástica!
1.Procure um médico especialista
O primeiro passo para se sentir mais segura antes de marcar a cirurgia, é procurar um cirurgião plástico especializado.
Recomendamos que você sempre opte por cirurgiões membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Escolhendo um cirurgião membro da SBCP, você terá garantia de que escolheu um médico que está submetido a um código estrito de ética e opera somente em instalações médicas credenciadas.
A escolha do cirurgião é uma das partes mais fundamentais da sua cirurgia plástica, pois ele irá conduzir vocês durante todo esse processo, e além da experiência do cirurgião, é fundamental que tenha uma afinidade sua com esse profissional, para que ele te transmita segurança! Já imaginou, por exemplo, você consultar com um cirurgião que seja ríspido ao responder suas dúvidas antes do procedimento, ou que pareça inexperiente demais, a ponto de você se sentir inseguro? Seria uma péssima experiência, não é mesmo?!
Então, se achar necessário consulte mais de um profissional, para escolher com calma quem irá trilhar essa jornada tão importante com você.
2.Converse com outras pessoas que fizeram a mesma cirurgia
Com o aumento do número de cirurgias plásticas sendo realizadas, e com procedimentos cada vez mais acessíveis, mais pessoas têm se submetido aos procedimentos estéticos. Por isso, não é nenhum pouco difícil encontrar outros pacientes operados, para tirar dúvidas e ouvir as experiências de quem já realizou o procedimento pelo qual vocês gostaria de se submeter.
Nas redes sociais você pode encontrar facilmente grupos no Facebook e no Whatsapp, de pacientes comentando sobre os seus resultados e experiência durante o pré e pós-operatório. Sem dúvidas, isso poderá te deixar mais tranquilo, mas cuidado com as opiniões de quem escolhe cirurgiões menos experientes ou não credenciados pela SBCP, avalie bem o que cada pessoa diz e sobre qual cirurgião se refere.
3.Pesquise bastante sobre o assunto
É hora de recorrer ao nosso amigo de longa data: o Google. Mas tome muito cuidado, a internet está cheia de informações, algumas com fontes seguras e outras nem tanto! Vale a pena filtrar bem suas pesquisas, para não acabar aumentando o medo de cirurgia plástica.
Quando surgirem notícias negativas, avalie bem os dados e a veracidade das informações!
Vale ressaltar, que assim como qualquer outro tipo de cirurgia, a plástica também tem seus riscos, no entanto, a segurança do seu procedimento varia muito de acordo com o cirurgião de sua escolha, o quão experiente ele é, as técnicas que irá realizar, o seu estado de saúde, o local da cirurgia e a equipe que irá auxiliar - e é claro, os seus cuidados durante o pré e pós-operatório.
Portanto, pesquise bastante para entender o procedimento que você deseja fazer, quais técnicas existem, para quais casos cada uma é recomendada etc. De preferência, anote todas as suas dúvidas, para levar na consulta e esclarecer todos os pontos anotados com o seu cirurgião.
4.Conheça toda a equipe
Uma das coisas que podem gerar insegurança nos pacientes, é ter contato somente com o cirurgião e no dia da cirurgia se deparar com algumas pessoas desconhecidas que fazem parte da equipe do centro cirúrgico. Por isso, se possível, tente conhecer e até conversar com o anestesista, cirurgiões auxiliares ou enfermeiros, que irão participar da sua cirurgia.
Isso poderá te ajudar a se sentir mais tranquilo e confiante!
5.Informe-se sobre a anestesia
Esse é um dos maiores medos que algumas pessoas têm em relação a cirurgia plástica, e normalmente está ligado ao fato de que as pessoas não tem informações sobre como funcionam as anestesias dentro do organismo, quais os diferentes tipos e isso pode gerar uma ansiedade e preocupação desnecessárias.
Existem 2 tipos de anestesia:
Anestesia geral: ela bloqueia a dor no corpo todo, paralisa os músculos, irá promover uma amnésia e inconsciência temporária. É necessário a intubação do paciente, pois os seus músculos respiratórios também são paralisados. Este método é utilizado em cirurgias longas e de grande porte.
Anestesia regional: essa bloqueia a dor em uma região específica do corpo, como toda a região abaixo da cintura, uma perna ou um braço. Ela é utilizada em cirurgias mais simples, com procedimentos realizados em apenas uma parte mais específica do corpo.
A cirurgia plástica, terá uma dessas duas anestesias de acordo com a necessidade e duração do procedimento. A anestesia em si, tem um baixo risco de complicações, e quando ocorrem, se dão ao fato de algum problema de saúde que o paciente já apresentava, por isso, a importância de realizar todos os exames antes da cirurgia para evitar tais riscos. Converse com o seu anestesista antes da cirurgia, para tirar dúvidas caso necessário.
Com todas essas dicas, será mais fácil você dar o primeiro passo para realizar o seu sonho da cirurgia plástica. Mas se você ainda sente algum desconforto ou insegurança, o ideal é esperar um pouco mais até se sentir confiante, ou realizar uma consulta com o cirurgião e explicar os seus medos e receios. Ele com certeza irá te ajudar da melhor forma possível, e quem sabe te tranquilizar, mas para que você siga adiante.
Fonte: G1.globo.com